quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Colégio Medianeira promove festa de literatura e arte.


Fabrício Carpinejar e José Miguel Wisnik são dois dos palestrantes que estarão presentes no evento



A segunda edição da FLIM, Festa Literária do Medianeira, iniciou sua semana de atividades nessa segunda-feira (22), com a palestra do escritor e linguista Carlos Alberto Faraco, que abordou a base das formulações éticas no mundo atual em contato com as práticas de linguagem. O jornalista e escritor, José Castello, também foi um dos principais convidados do dia e ministrou um bate-papo que reuniu mais de sessenta pessoas na tenda principal.


O evento contou ainda em seu primeiro dia, com uma oficina de criação literária, ministrada por Otto Leopoldo Winck, escritor do romance Jacob, vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia. Na oficina, Otto deu várias dicas para quem sonha publicar um livro e enfatiza que para se tornar escritor, primeiramente deve-se ser um grande leitor.
Organizada por Cezar Tridapalli, coordenador de Mídia Educação do colégio e escritor do romance Pequena Biografia de Desejos, a FLIM traz ao público nomes da literatura nacional em palestras, oficinas e uma feira que conta com quinze expositores e uma grande oferta de títulos à venda. Outras atividades que acontecerão simultaneamente, são rodas de contação de histórias, apresentações musicais, e bate-papos com nomes de grande apreço pela literatura.
Entre os palestrantes estarão o professor de Teoria Literária da USP, José Miguel Wisnik, Fabrício Carpinejar falando sobre o amor, e um bate-papo instigante com Teresa Urban e Paulo Sandrini sobre “Literatura e Resistência”.


Além da FLIM, acontece na mesma semana no colégio, a Mostra de Artes do Medianeira (Mediarte) contando com exposições dos alunos, apresentações de teatro, música e no encerramento da festa, o show do Grupo Fato, comemorando os 18 anos do conjunto.


De acordo com Tridapalli, curador da festa, a ideia de realizar a FLIM surgiu em 2011, através do projeto realizado pelo colégio "Sujeitos Leitores" de incentivo à leitura, que constitui em entrevistar grandes leitores do Brasil. O nome é uma homenagem singela à famosa Feira Literária Internacional de Paraty, a FLIP.

Serviço:
Endereço: Colégio Nossa Senhora Medianeira, Avenida José Richa – Linha Verde, número 10546 – Prado Velho – Curitiba – Paraná
Telefone: (41) 3218-8000
A programação completa você confere aqui.