sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Feira do Livro de Frankfurt recebe o lançamento da Revista Machado de Assis


A primeira edição, que circula com 204 páginas, contou com 20 textos selecionados pelo Conselho Editorial.

  
Com intuito de dar maior visibilidade à literatura brasileira, A Fundação Biblioteca Nacional em parceria com o Instituto Itaú Cultura, a Imprensa Oficial de São Paulo e o Ministério das Relações Exteriores, lançaram no primeiro dia da Feira de Frankfurt (10/10), a primeira edição da Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução, que tem por objetivo, promover o acesso a textos traduzidos, estimulando a venda dos direitos autorais para tradução e publicação no exterior.
A revista, homenagem à Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras, terá sua veiculação impressa e virtual, gratuitas. A edição virtual terá circulação trimestral, enquanto a impressa será publicada a cada seis meses. Será traduzida em inglês e espanhol, e uma vez ao ano, uma edição impressa em um terceiro idioma.
A Machado de Assis Magazine será espalhada pelo Ministério das Relações Exteriores a 170 embaixadas e consulados do Brasil que estão fixados em cinco continentes, justamente para levar a literatura nacional para os quatro cantos do mundo.
As inscrições para as duas próximas edições já estão abertas, e poderão ser realizadas até 10 de novembro.
Para mais informações e download dos textos, acesse aqui.


FRANKFURT


A Feira de Livros de Frankfurt é considerada o maior evento literário no mundo, reunindo editoras, autores e grandes nomes de todos os cantos.
Na cerimônia de encerramento, o Brasil representado por Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, recebeu o título de próximo país-tema da feira. 
No bastão, entregue por Tanea Heke, da Nova Zelândia (país homenageado deste ano), havia um papel com um poema misturando textos de 16 autores brasileiros, lido pelo escritor Hatoum. E para celebrar, nada mais brasileiro que música, com o concerto de Arthur Nestrovski e Celso Sim no encerramento da cerimonia.